Rodas de Liga Leve – O que são

share on:

As rodas de liga leve são diferenciadas das rodas de ferro e são muito usadas pela indústria automotiva. Eles são feitos de uma liga de alumínio, para diminuir o peso, e também de silício e ferro, para garantir resistência. Como o próprio nome já indica, são mais leves que as rodas de ferro e ainda tem outros benefícios, como veremos a seguir.

rodas de liga leve

Benefícios das Rodas de Liga Leve

Descubra quais são seus benefícios específicos:

  • A menor densidade da roda de alumínio indica um peso mais baixo, que por sua vez, resulta em menor movimentação de massa e estabilidade na condução. O consumo de combustível também é reduzido com o preço mais acessível de peso. Em termos percentuaiso, rodas de liga leve são 20% mais leves que as rodas de aço.
  • Apesar do menor peso, a resistência é semelhanteso as rodas de aço.
  • O ruído é reduzido em relação às rodas de ferro.
  • Pelo seu menor peso rodas de liga leve desgastam menos sistema de suspensão, que necessita de menos força para realizar manobras.
  • São mais agradáveis visulamente  que as rodas de ferro, tem vários estilos e adicionar charme para o carro.
  • As rodas de alumínio também implicam em uma menor condutividade térmica, esquentando menos que as rodas de ferro, e preservando o sistema de freio, reduzindo a temperatura ao longo da frenagem.
  • As rodas de alumínio possuem apenas uma única peça, enquanto as rodas de ferro possuem várias peças soldadas, que podem oxidar e se deteriorar mais facilmente com o tempo.

Desvantagem das Rodas de Liga Leve

A maior desvantagem é o preço das rodas de liga leve. Elas possuem o preço bem superior se comparadas às rodas de ferro. Pode chegar a uma diferença de até quase 10 vezes o valor. Mesmo assim, as rodas de liga leve são cada vez mais populares.

Leia também:  Trabalhar Como Mecânico - Mecânica Automotiva
share on: