Placa do Carro Nova – Como Comprar outra Placa

share on:

Além da documentação do carro, um elemento chave na condução legal de um carro é a placa.

Quando Trocar a Placa do Carro

Há várias situações em que o veículo corre o risco de ser multado e apreendido, como por exemplo números apagados, ausência de algumas informação, alterações ou falta uma ou ambas as placas e também lacre violado.

Nos casos citados acima, é obrigatório substituir a placa por uma nova. Devido a variedade de serviços de recuperação de placas, muitas gente acha que pode escolher esta opção, como uma pintura por exemplo. No entanto, esta prática é proibida pelas autoridades de trânsito.

 

Como Comprar outra Placa para o Carro

Quando é necessário comprar uma placa nova para o carro, existem várias etapas que devem ser respeitadas:

  • O proprietário ou responsável deve ir ao Detran mais próximo para pedir uma segunda via da placa do veículo. Para isso ele deve ter em mãos o documento do veículo, original e cópia do RG e CPF do dono do carro, decalque do chassi e do motor (ambos legíveis) e também laudo com fotos.
  • Também é obrigatório o preenchimento de um formulário, com firma reconhecida, que informe o ocorrido com a placa do carro. Este formulário está disponível no Detran e na Internet.
  • Se a placa do veículo tiver sido roubada, você deverá registrar um BO e anexar uma cópia na documentação.

Para aqueles que precisam comprar uma placa nova, mas não têm o tempo para ir atrás das burocracias envolvidas, um despachante pode ser uma opção. as é claro que o serviço do despachane será cobrado.

O preço para emissão da segunda via da placa costuma variar de acordo com a região. Hoje em dia o uso de placas refletivas é obrigatório e seu valor  costuma ficar sempre acima dos R$100.

Leia também:  Como Trocar o Óleo do Motor do Carro em 10 Passos

Paraque consiga realizar o procedimento e comprar outra placa do carro, toda a documentação do veículo deve estar em dia.

share on: