Como Trocar o Óleo do Motor do Carro em 10 Passos

share on:

Trocar o óleo do motor do seu carro é uma das atividades básicas de manutenção automotiva. O motor do seu carro é uma maravilha da engenharia, não há dúvidas sobre isso. É essencialmente feito de muitas peças de metal que se movem constantemente sempre que o seu motor está em funcionamento.

Como essas partes metálicas se esfregam umas nas outras, elas exigem lubrificação suficiente para evitar que as peças se aqueçam excessivamente e para garantir que tudo funcione de maneira ideal. Isso mostra a importância de trocar o óleo do motor. Em vez de levar seu carro para uma oficina, no entanto, você pode trocar o óleo do motor do seu carro. Veja como trocar o óleo do motor do seu carro a seguir.

troca de óleo
CC by AutoCustom

1. Verifique o óleo e o filtro de óleo recomendados pelo fabricante do veículo

Antes de começar a troca de óleo do motor efetivamente, é necessário primeiro escolher todos os materiais adequados de acordo com seu veículo. E dois dos materiais mais importantes de que você precisará são o próprio óleo e o filtro de óleo. Embora seja fácil simplesmente obter os produtos prontamente disponíveis na prateleira, você deve primeiro consultar o manual do proprietário do veículo para verificar o óleo e o filtro de óleo recomendados para o seu veículo.

Além de verificar o manual de recomendações de óleo e filtro de óleo, certifique-se de prepare todas as outras ferramentas e materiais para a troca de óleo do motor.

2. Ligue o motor por cerca de 5 minutos

Caso você não tenha percebido, o óleo tem essa característica única de se transformar em um sólido bloco de gordura quando a temperatura ambiente é baixa. Embora o óleo do motor não tenha essa característica, felizmente ainda existe uma tendência de o óleo se estabilizar com partículas de metal e sujeira no caso de um motor frio. É por isso que você precisa ligar o motor e deixá-lo funcionando por cerca de 5 minutos para permitir que o óleo se torne menos viscoso. Isso permite que o óleo seja facilmente drenado.

Leia também:  Aditivo para Sistema de Arrefecimento – Como escolher o certo

Uma vez aquecido, não drene o óleo imediatamente. Aguarde mais 5 ou até 10 minutos para permitir que a temperatura do óleo diminua ligeiramente. Isso ajuda a evitar lesões secundárias a queimaduras de óleo. Se o seu carro estiver funcionando por várias horas, certifique-se de aumentar o tempo para diminuir a temperatura do óleo antes de tentar drenar o óleo.

3. Deixe seu carro em um terreno plano, estável, nivelado e eleve seu carro

Estacione seu carro em um terreno plano, nivelado e estável. Certifique-se de que seu carro não está enganado. Engate o freio de mão também. Agora use um macaco hidráulico para elevar o seu veículo. Se você tiver um cavalete de veículo, agora é o momento perfeito para usá-lo.

4. Drene o óleo usado que estava no motor do carro

Caso seu carro venha com um protetor contra respingos que proteja a parte de baixo do seu veículo, você deve removê-lo primeiro para obter acesso ao bujão do coletor. Para remover o plugue do coletor, você precisará de uma chave para desparafusá-lo. Certifique-se de ter uma panela de drenagem de óleo colocada diretamente sob o plugue do cárter. Assim que você remover o plugue, o óleo fluirá direto para o recipiente. Aproveite esta oportunidade para limpar o plug do coletor também. Você também pode querer trocar a arruela de pressão para ajudar a evitar vazamentos.

Aguarde alguns minutos para drenar completamente o óleo do motor. Mesmo que não haja mais óleo visível pingando do reservatório, talvez você ainda precise aguardar mais alguns minutos para drená-lo completamente. Uma vez feito isso, você pode parafusar o plug do coletor de volta.

Agora, se você não gosta da idéia de ficar embaixo do seu veículo e corre o risco de borrifar óleo no rosto, compre um extrator de óleo e basta remover o óleo do motor da parte superior do motor. Funciona mais como um aparelho de sucção.

Leia também:  Rodas de Liga Leve - O que são

5. Remova o filtro de óleo e limpe o compartimento do filtro

Aqui está a questão de trocar o filtro de óleo. Se você tem um carro que vem com um filtro de óleo de inserção, que é normalmente localizado na parte superior do seu motor, então é aconselhável que você remova o filtro de óleo antes de drenar o óleo. Isso ajuda a remover o óleo do filtro e canalizá-lo para o motor para ser adicionado ao óleo a ser drenado posteriormente. Se você remover o filtro de óleo depois de drenar o óleo, o óleo do filtro ainda pode voltar para o motor e isso significa que você não drenou completamente o motor. Se o seu filtro de óleo é do tipo de placa – localizado na parte inferior do motor – então você pode removê-lo depois de drenar o óleo.

Para remover o filtro de óleo, você pode usar um removedor de filtro de óleo ou até mesmo um lixa comum para aumentar sua aderência na tampa do filtro. Uma vez removido, limpe o compartimento do filtro de óleo usando panos velhos e limpos. Certifique-se de que nenhum sinal do óleo usado possa ser visto no compartimento do filtro.

6. Coloque o novo filtro de óleo

Toda vez que você trocar o óleo do motor, já é esperado que você substitua o filtro de óleo também. Troque também as partes que vedam o sistema enquanto você trabalha para ajudar a garantir que não haja vazamentos. Agora, coloque o filtro de óleo e aperte a tampa do filtro. Certifique-se de aplicar a força de torque recomendada ao apertar a tampa.

7. Adicione novo óleo de motor

Sempre use um funil para facilitar o enchimento do motor com óleo novo. A tampa de óleo está localizada na parte superior do seu motor. Isto é tipicamente marcado com um sinal de lata de óleo. Antes de chegar a esta etapa, você já deve saber quanto de óleo precisa colocar no seu motor. Você também pode usar a vareta para ter uma idéia do nível de óleo que você já derramou. Certifique-se de não sobrecarregar o motor com óleo, pois isso também pode causar problemas em seu carro. Feche e aperte a tampa quando você tiver enchido o motor com a quantidade e o tipo correto de óleo do motor.

Leia também:  Limpeza de Estofados Automotivos

8. Ligue o motor do seu carro e deixe-o funcionar por alguns minutos

Sempre faça questão de ligar o motor por alguns minutos após cada troca de óleo. Isso é para permitir que o novo óleo circule por todo o motor, incluindo o filtro de óleo. Esta também é uma ótima oportunidade para você verificar se há vazamentos. Se houver, você precisa desligar o motor, deixar esfriar um pouco e apertar as partes onde o vazamento foi visto.

9. Verifique o nível de óleo do motor

Depois de deixar o motor funcionar por alguns minutos, deixando o óleo circular, desligue o motor e deixe-o esfriar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, verifique o nível de óleo através da vareta. Ele deve estar entre as marcações MIN e MAX na vareta, embora alguns fabricantes de veículos realmente recomendem que o nível de óleo da vareta esteja no MAX. Mais uma vez, você precisa verificar o manual do seu carro.

10. Documente a troca de óleo

Este é um passo que você nunca deve esquecer. Você precisa documentar a troca de óleo que você realizou, incluindo a quilometragem que é mostrada no odômetro do seu veículo. Isso lhe dará uma idéia de quando a próxima troca de óleo será. A maioria dos fabricantes de veículos recomenda uma troca de óleo e filtro de óleo no máximo a cada 10 mil km ou a cada seis meses, o que ocorrer primeiro. Anotar a quilometragem da troca de óleo mais recente lhe dará uma ideia de quando você deve começar a verificar seu óleo para uma possível mudança novamente.

 

Trocar o óleo do motor do seu carro é realmente fácil. Você só tem que ter as ferramentas corretas para o trabalho e uma compreensão de como realizar a troca de óleo e você deve se sair bem.

share on: