Turbo do Carro – Como Funciona

share on:

Se você realmente gosta de motor turbo, acompanhe esse artigo que irá lhe mostrar como funciona o turbo do carro.

Objetivo do Turbo do Carro

turbo do carro

Uma coisa que quase todo mundo sabe é que o principal objetivo do turbo do carro é transferir ao motor mais  potência. Para atingir este objetivo de fornecer mais potência, sem que o tamanho do motor seja alterado. Para isso é preciso criar uma melhoria no rendimento volumétrico, que é o sistema que transfere ar para os cilindros.

Composição do Turbo do Carro

O turbo do carro é composto por dois rotores trabalhando dentro de câmaras projetadas em formato caracol. Estão unidos por um eixo, e trabalham em solidariedade, sempre girando com a mesma velocidade.

Como funciona o turbo do carro?

Para ajudá-lo a entender melhor como funciona o turbo do carro, você deve saber que há duas partes:

  • Parte quente – cujo responsável é o rotor que fica ligado na saída do escapamento.
  • Parte fria – de responsabilidade do outro rotor, que atua como uma parte do sistema de entrada de ar e é denominado compressor.

O escapamento de um motor de combustão interna será uma forte fonte de calor e também de energia mecânica, resultado da elevada velocidade e também da alta temperatura responsável por expulsar os gases já queimados.

A energia cinética gerada pelos gases é a responsável por acionar o rotor do turbo e o compressor da parte fria, já que eles são ligados por um eixo. A parte fria do turbo usa a potência de saída da parte quente. Ocorre entrada de ar no filtro de ar e ele é comprimido para dentro dos cilindros.

Leia também:  Rodas de Liga Leve - O que são

Assim, o motor turbo também irá contar com todo o ar comprimido dos cilindros e, desse modo, poderá gerar muito mais torque e potência.

Alguns motores a turbo possuem um intercooler, que se encarrega de resfriar e reduzir o ar pressionado pelo turbo. Com o intercooler, o rendimento do turbo do carro é ainda melhor, pois como a entrada de ar para o motor é maior, isso permite que a explosão seja mais intensa dentro dos cilindros, tendo como resultado uma maior potência.

share on: