Carro Perdendo Força – Qual pode ser causa?

share on:

Há quatro coisas que um motor necessita para gerar energia, e praticamente qualquer problema de potência do motor será retomada em algo relacionado a estes 4 fatores. Vamos concentrar aqui em cada um desses assuntos separadamente, e também olhar para um assunto, normalmente dispensado por inúmeras mecânica, e por muitos proprietários de carros.

carro perdendo força

Motor Perdendo Força

O ar é um componente essencial para a mistura de combustível, de modo que ele pode ser queimado no motor e fornecer a potência para as rodas, fazendo com que a combustão, a energia térmica em força motriz. Se o ar não atingir o combustível para a mistura na proporção ideal, o motor não vai entregar sua força de forma integral porque ele não vai queimar todo o combustível.

O filtro de ar pode ficar obstruído por detritos, por isso, é necessário limpá-los ou substituí-los. Em um monte de carros é uma verificação simples e, normalmente, não requer nem mesmo ferramentas. Um filtro de ar obstruído faz com que o motor tenha que trabalhar mais para puxar o ar, e pode limitar a quantidade ideal de ar para o motor. Menos ar sugere menos energia transferida ao motor.

Restrições de escape de ar e de combustível podem significar uma redução na circulação de ar, o que diminui o desempenho. O motor precisa trabalhar mais para pressionar os gases de escape, o que restringe o poder do motor. Os catalisadores podem ficar bloqueados em motores que têm uma insuficiente mistura de ar e combustível, ou como um resultado das respostas de óleo que pode vazar para dentro do motor. Ferrugem e as mudanças da tubulação interna podem resultar também em uma restrição de circulação de ar.

Leia também:  Alarme do Carro Disparando Sozinho - Qual pode ser a causa?

O desgaste no comando de válvulas pode desencadear uma dessincronização entre elas, o que também faria o motor perder força. Nesse caso, é essencial o ajuste das válvulas para compensar o desgaste e para fazer o combustível e o ar pode serem combinado e expelidos na velocidade ideal.

Carro Perdendo Força por problemas no Combustível

Problemas no combustível podem impedir a entrega de potência integralmente.

Injetores de combustível entupidos podem desenvolver uma série de problemas. Pequenas limitações podem desencadear  leituras imprecisas, e concluir que mais combustível deva ser inserido para compensar. Isso pode levar a uma mistura excessivamente rica para os cilindros, e até mesmo a falha de ignição.

As bombas de combustível de um veículo que quase sempre anda na reserva tem possibilidades reais de queimar a bomba de combustível de forma precoce, porque ele o próprio combustível volta para resfriar. Caso seu veículo fique sem energia quando você acelerar, subir, ou engasga quando você mantém velocidade mais elevada, isso pode ser um sintoma de bomba de combustível defeituosa.

Motor sem força de Compressão

Para os motores antigos, manter a compressão pode ser uma dificuldade. Problemas associados com a compressão são, muitas vezes, um aspecto essencial que contribuem para uma perda de energia, e as reparações não são tão simples como foram os outros motivos, só porque a compressão é, para a maior parte, associada ao desgaste dos componentes de metal, que são bem caros num veículo.

Uma das coisas mais importantes que podem acontecer ao longo do tempo é que os anéis de pistão irão ficar desgastados, permitindo que a compressão não chegue nos níveis ideais. O óleo de também pode escapar da parte inferior do cilindro e ir para a câmara de combustão, poluindo a mistura o ar/ combustível e transferindo menos energia ao motor.

Leia também:  Como se tornar um Mecânico de Carro

Carro perdendo força: velas de ignição

As velas de ignição exercem bastante influência em relação à potência do carro. Depósitos de carbono no pistão ou cilindro podem causar a ignição do combustível além do ponto de ignição. Normalmente, esses depósitos de carbono são formados a partir de combustível de má qualidade ou por vazamento de óleo no motor.

O desgaste das velas também resulta em uma queda na potência do motor, e a substituição delas é necessário para o envio de potência ideal.

Atrito, lubrificação e arrefecimento

Como falhas no sistema de arrefecimento do carro e lubrificação das metal que não é a ideal, o atrito gerado entre as partes metálicas do carro só vai aumentar. Isto irá resultar em uma perda de potência a médio e longo prazo, para uma série de razões, que variam de peças metálicas raspando até a a formação de borra no motor. Se os problemas nesse sentido não forem resolvidos em tempo hábil, a junte do cabeçote pode ser queimada e será necessário retificar o motor, o que tem um custo bem elevado.

Aqui a sugestão é básica: sempre usar o líquido de arrefecimento em percentagens corretas para o seu veículo e nunca utilize somente água na mistura. O óleo utilizado deve ser o recomendado pelo fabricante e substituédo na frequência necessária.

Se mesmo com toda essa avaliação os problemas persistirem, o ideal é usar um scanner automotivo e conferir todos os códigos de erros apontados para corrigir o problema.

share on: